• +351 218 488 268
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • 2ª a 6ª Feira das 8h30 às 20h00

Ministério da Educação faz Balanço Positivo dos Exames Nacionais

Esta quarta-feira, com a conclusão da segunda fase de exames do secundário, terminou a época de avaliações nacionais promovidas pelo Ministério da Educação, tendo sido realizadas perto de 750 mil provas em todos os níveis de ensino.

examesDe acordo com a tutela, o maior número de exames foi efectuado no ensino secundário, que contou, no total das duas fases de testes, com 390.885 avaliações.

Já no ensino básico, cerca de 100 mil estudantes fizeram os exames do 9.º ano de Língua Portuguesa e Matemática.

Pela primeira vez os discentes dos 1.º e 2.º ciclos executaram também provas de aferição universais, tendo sido feitos aproximadamente 250 mil testes de Matemática e Português.

O Ministério faz uma apreciação positiva da época de avaliações, sublinhando o aumento da qualidade dos enunciados de exame, resultado do “empenho das equipas de professores e do trabalho exigente dos auditores nas áreas da avaliação, da linguística, da finalização gráfica e do tempo de resolução”.

A tutela não deixa, contudo, de referir os problemas registados em duas perguntas em dois exames do ensino secundário e na tentativa de evitar estas situações pretende “alargar as competências e responsabilidades do Conselho Científico do Gabinete de Avaliação Educacional, bem como envolver as associações de professores e sociedades científicas na auditoria das provas de exame”.

Fonte: Portal do Cidadão 


Please publish modules in offcanvas position.