Menu Content/Inhalt
Fotografias 100% Estudo
 
Plano Tecnológico da Educação aprovado em Conselho de Ministros

type.gif Esta quinta-feira, o Conselho de Ministros aprovou o Plano Tecnológico da Educação que pretende colocar Portugal entre os cinco países europeus mais avançados ao nível da modernização tecnológica do ensino.

type.gif Até 2010, o Governo pretende investir cerca de 430 milhões de euros no Plano Tecnológico da Educação, sendo que entre 70 a 85% do valor podem ser financiados por fundos comunitários.

O Plano visa, entre outros, atingir a racio de dois alunos por computador; criar ligação à Internet de banda larga com uma velocidade progressiva de 4Mbps em 2007 e 48Mbps em 2010 em todos os estabelecimentos; e oferecer um cartão electrónico a todos os discentes.

A distribuição e a utilização de conteúdos informáticos nos métodos de ensino e aprendizagem, bem como a generalização da aplicação de sistemas electrónicos na gestão das escolas são outros dos objectivos.

Segundo o comunicado do Governo, a formação em TIC dos professores e a certificação das suas competências estão também previstas no Plano, que não esquece ainda a criação de sistemas de avaliação electrónica, uniformizando processos e critérios de apreciação.

O Conselho de Ministros aprovou igualmente as autorizações para a abertura de procedimentos de concurso público que vão permitir a aquisição de computadores, quadros interactivos, videoprojectores, infra-estruturas de comunicações e sistemas de videovigilância para as instituições de ensino.

Fonte: Portal do Cidadão

 

 

 
< Anterior   Próximo >