Menu Content/Inhalt
header_2.jpg
 
Videovigilância poderá começar em breve nas escolas

A Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas manifestou-se hoje esperançada de que o sistema de videovigilância avance em breve nos estabelecimentos de ensino, conforme prometido pelo Governo, até porque a maioria "já está instalado".

"O secretário de Estado manifestou-nos há dias a vontade de que se ultrapassem rapidamente as dificuldades para pôr na prática em funcionamento os sistemas que estão montados nas escolas", disse à agência Lusa Adalmiro Botelho da Fonseca, da Associação.

"Se houve transtornos foram até agora porque daqui para a frente vamos ter a videovigilância", afirmou.

A Associação, acrescentou, vê com satisfação que o sistema avance e contribua para resolver alguns dos problemas nas escolas depois de ultrapassadas dificuldades que crê estarem ligadas a "problemas burocráticos nos tribunais".

"Na maior parte das escolas já está instalada, mas não está a funcionar, creio que por problemas entre as empresas concorrentes que atrasaram o processo", referiu.

"Se agora vai avançar só temos de nos congratular", acrescentou.

Em Maio do ano passado, o então coordenador do Plano Tecnológico da Educação, João Mata, actual secretário de Estado da Educação, anunciou que os sistemas de videovigilância e alarme chegariam a todas as escolas públicas do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e Secundário "no prazo de 18 semanas".

O sistema electrónico de segurança, orçado em 24 850 milhões de euros, visa reforçar a segurança dos estabelecimentos e equipamentos aí instalados.

O responsável assumiu ser um projecto muito aguardado pelas escolas.

Hoje o Diário de Notícias adianta que a videovigilância avança em Setembro em 700 escolas, noticiando o caso de uma escola em Cacilhas (Almada) assaltada quatro vezes nos últimos dias.

De acordo com o jornal, até Dezembro mil escolas estarão equipadas com uma rede de câmaras destinada a reforçar a segurança dentro e fora dos recintos.

Fonte: Educare

 
< Anterior   Próximo >