Menu Content/Inhalt
Pré-escolar: Preparação para a escola
 
Ensino da Música vai chegar a 25 Mil Alunos

minedu.jpgO aumento do número de alunos do ensino especializado da música em 40%, para mais de 25 mil, e do respectivo financiamento público em 43%, para 50 milhões de euros, são as metas apontadas por Maria de Lurdes Rodrigues, ministra da Educação, para o próximo ano lectivo.

minedu.jpgMaria de Lurdes Rodrigues, que expressou esta vontade durante uma reunião recente com as escolas associadas na Aproarte (Associação Nacional do Ensino Profissional de Música e Artes) e os conservatórios de música situados na Região Norte, considera que existe a necessidade de alargar o ensino especializado da Música, tanto ao nível da iniciação como dos restantes níveis.

Actualmente existem 17.960 alunos no ensino especializado da música, que se repartem por 84 escolas do ensino particular e cooperativo (13.600), seis conservatórios públicos (3.590) e cinco escolas profissionais (770).

A maior parte dos alunos de iniciação (ensino dos seis aos dez anos) frequenta estabelecimentos privados que recebem financiamento do Ministério da Educação (ME). Apenas 10% dos alunos têm acesso às escolas públicas. No que respeita aos cursos de nível básico ou secundário a maior parte dos alunos frequenta também os estabelecimentos privados com contratos de patrocínio com o ME.

 
< Anterior   Próximo >