Menu Content/Inhalt
header_2.jpg
 
Maioria dos Portugueses não frequenta Bibliotecas

Frequência Bibliotecas - Portal do Cidadão A esmagadora maioria dos portugueses, 6,2 milhões de habitantes, não vai a bibliotecas, sobretudo cidadãos com mais de 35 anos e habilitações literárias até ao segundo ciclo do ensino básico, de acordo com um estudo sobre os hábitos de leitura e o perfil dos leitores em Portugal.

Frequência Bibliotecas - Portal do Cidadão A maior parte dos leitores admite que não gosta de frequentar bibliotecas (47,2%), havendo quem afirme que não precisa ou que não tem tempo (15%).

Os cerca de 1,3 milhões de portugueses que frequentam bibliotecas são sobretudo estudantes e têm entre 15 e 24 anos e o ensino médio e superior. Apresentado durante a conferência do balanço do Plano Nacional de Leitura (PNL) , o estudo mostra ainda que as bibliotecas municipais são as mais frequentadas pelos leitores (11,8%), seguindo-se as escolares (6,3%) e as universitárias (3,4%).

No balanço do PNL foi ainda anunciado pelo Primeiro-Ministro, José Sócrates, que a rede de bibliotecas escolares vai receber um investimento de cinco milhões de euros até ao final do corrente ano lectivo. Um dos objectivos do Governo é a conclusão da rede de bibliotecas nas escolas básicas, o que passará pela construção de 130 que faltam.

Em 10 anos de trabalho da rede de bibliotecas escolares, o número destes espaços passou de cerca de 150 para cerca de 1.900. Actualmente, além das 130 nas escolas básicas e do 2.º e 3.º ciclos, falta criar bibliotecas em 20 escolas secundárias.

Fonte: Portal do Cidadão

 

 

 

 
< Anterior   Próximo >